English

Mamas

As mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho e a forma da mama podem ser submetidas à cirurgia plástica com o objetivo de obter uma mama mais bonita, de perfil natural, beneficiando-se de técnicas seguras e consagradas. Durante as duas últimas décadas executando várias cirurgias mamárias – incluindo mamoplastia de aumento, mastopexia e redução mamária – Dr. Pedro Torminn já contribuiu para que milhares de mulheres sentissem uma maior satisfação com a aparência de suas mamas e reconquistaram sua auto-estima.

 

Mamoplastia de Aumento

A mamoplastia de aumento é um procedimento cirúrgico em que se utiliza prótese de silicone ou salinas para o aumento do tamanho das mamas. Durante a consulta pré-operatória, a paciente é avaliada sobre a necessidade do uso do implante, o tamanho, forma, incisão a ser utilizada e o local de posicionamento do mesmo seja na frente ou atrás do músculo peitoral. Esta consulta é extremamente importante de modo a esclarecer as dúvidas do paciente bem como entender seus objetivos.
A cirurgia é realizada preferencialmente sob anestesia local e sedação, com um tempo cirúrgico de 45 minutos em média.
Para atender as necessidades de cada paciente, o Dr. Pedro Torminn utiliza diversos tipos de incisão para realizar a mamoplastia de aumento.

 

Incisão periareolar

Este tipo de incisão é realizado dentro da aréola, sendo uma das mais utilizadas no Brasil, por apresentar um excelente resultado estético. Pode-se associar ainda, uma mastopexia (levantamento da mama) através desta mesma incisão, desde que esta queda seja mínima.
O Dr. Pedro Torminn inicia o procedimento marcando a incisão no bordo inferior da aréola (veja a figura). A cicatriz resultante deste tipo de incisão tende a misturar-se com a pigmentação natural da aréola, tornando-a pouco perceptível. Através desta incisão discreta pode-se posicionar o implante na frente ou atrás do músculo peitoral. Devido ao tamanho reduzido da incisão e sendo a cirurgia realizada sob anestesia local, o tempo cirúrgico torna-se curto e conseqüentemente o tempo de recuperação também é reduzido.
Como em qualquer procedimento, existem riscos associados à mamoplastia de aumento, incluindo dores, hematomas, alterações da sensibilidade da aréola, contratura capsular, além de outros. Esses riscos devem ser avaliados em consulta prévia com o Dr. Pedro Torminn.

Através da incisão axilar é possível implantar uma prótese de mama sem realizar cortes na mesma (veja figuras). É muito comum na Europa onde em alguns países o topless é praticado e onde não se tem o hábito de depilar a axila.Possui o inconveniente de apresentar uma cicatriz permanente na axila que pode ser evidente ao se elevar o braço.
É um procedimento um pouco mais complexo com limitações individuais que devem ser discutidas caso a caso.

 

Submamária (Dobra Inframamária) Incisão

 

É o procedimento mais utilizado na América do Norte e indicado para grandes implantes, ou quando a paciente possui uma aréola pequena.. A incisão é posicionada no sulco submamário de modo que seja camuflada a cicatriz quando a paciente fica em pé. Pode também ser utilizado sob anestesia local e sedação, com um tempo cirúrgico bastante rápido e com os mesmos riscos da incisãoTradicional.

 

 

 

Mastopexia

A mastopexia é um procedimento cirúrgico empregado na correção das mamas que estão “caídas”. Visa principalmente devolver as mamas à sua posição mais firme, sustentada e jovial, características estas perdidas durante a amamentação, crescimento rápido ou obesidade. Nestes casos o excesso de pele é retirado, a mama é remontada de modo a refazer sua aparência arredondada.
Existem diferentes tipos de técnicas cirúrgicas com incisões próprias (veja foto), e diferentes indicações, porém com tamanhos reduzidos, resultado de anos de evolução da cirurgia plástica.
Em todas elas são realizadas incisões ao redor da aréola e verticalmente para baixo de modo a remover o excesso de pele, podendo ser associada ou não ao implante de prótese de silicone.A lipoaspiração tanto da mama quanto da axila também pode ser associada à mastopexia.
Devido à natureza desta cirurgia é necessária uma detalhada avaliação pré operatória e por isto sugerimos uma consulta com o Dr. Pedro Torminn.

Redução de mama

A redução de mama é indicada em diversas situações. A primeira delas ocorre quando o tamanho das mamas é desproporcional para as medidas da paciente, a tal ponto que existe uma dificuldade de locomoção e limitações nas atividades diárias. Os problemas existem inclusive em encontrar roupas que vistam bem. Além disso, a paciente pode apresentar problemas de saúde tais como dores nas costas e no pescoço, dermatites e outras patologias cutâneas, além  do sobrepeso nos ombros causado pelo uso de soutien .O problema pode ser ainda maior se causar uma insegurança emocional, comprometendo a auto- estima principalmente em adolescentes. A redução mamária pode devolver à mulher uma vida mais saudável e a auto confiança.
A cirurgia de mama geralmente dura cerca de duas horas, sob anestesia local, peridural ou geral dependendo do caso. As cicatrizes são variáveis de acordo com cada caso, podendo ser no formato de T invertido ou L. As técnicas modernas apresentam cicatrizes mais reduzidas que, além de reduzirem o tamanho das mamas, corrigem o seu formato e a flacidez.